Home » Noticias » Ator Matt Damon recebe prêmio em Davos por sua luta pelo acesso à água

Ator Matt Damon recebe prêmio em Davos por sua luta pelo acesso à água

O ator Matt Damon recebeu um prêmio no Fórum Econômico Mundial, em Davos, na Suíça, por sua atuação à frente de uma ONG que defende a universalização do acesso à água tratada, informa reportagem do portal Exame. A Water.Org, entidade sem fins lucrativos fundada por Damon e um amigo, angaria fundos e os destina para investimentos em saneamento básico em comunidades carentes de todo o mundo – aproximadamente 780 milhões de pessoas não têm acesso à água potável e mais de 2,5 milhões não possuem instalações sanitárias adequadas, de acordo com dados da própria ONG.

Em seu discurso no Fórum, Damon falou de sua experiência ao visitar países subdesenvolvidos, carentes de infraestrutura e saneamento. “Tendo viajado pelo Terceiro Mundo um pouco, comecei a ter uma ideia real da magnitude da crise da água, e isso me chocou”, disse Damon. “A cada 20 segundos, uma criança morre, porque elas não têm acesso a água potável e saneamento”, completou.

Como sugestão para universalizar o acesso à água e ao saneamento, o ator e ativista sugeriu a criação de “créditos” de água. “Uma forma de micro finanças ou empréstimo que fornece dinheiro para que os mais pobres possam corrigir os seus problemas e seguir em frente para uma vida mais saudável sem privação de água”, finalizou.

Fonte: Portal Exame, publicado em 22/1/2014

Veja também

Aedes_aegypti_during_blood_meal

Incidência de casos de dengue é maior em ilhas de calor

Com base nos dados da Prefeitura de São Paulo colhidos entre 2010 e 2011, uma ...