Home » Noticias » Cantareira tem pouca chance de se recuperar após o verão, diz análise

Cantareira tem pouca chance de se recuperar após o verão, diz análise

Uma análise estatística realizada pelo comitê que monitora a seca no sistema Cantareira revela que as chances de o sistema se recuperar entre dezembro deste ano e abril de 2015 são de apenas 25%. Para isso, o sistema teria que acumular 546 bilhões de litros de água, o suficiente para repor o “volume morto” e ainda devolver 37% à capacidade do Cantareira antes do próximo período de estiagem, segundo reportagem do jornal O Estado de S.Paulo.

Na última crise do Cantareira, em 2004, os reservatórios iniciaram o período com 35,5% do volume armazenado, a única vez que o sistema iniciou a temporada de chuvas com menos de 35% da capacidade. Segundo o levantamento do comitê anticrise, a probabilidade de o Cantareira obter um saldo igual ou superior a 394 bilhões de litros entre dezembro e abril é de 50%, e sobe para 75% quando a quantidade acumulada nesses cinco meses cai para 219 bilhões de litros.

Segundo o Estadão, a recuperação do sistema Cantareira deve ficar ainda mais difícil caso a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) decida retirar mais de 100 bilhões de litros do “volume morto”, que conta com um total de 400 bilhões de litros. A possibilidade já foi cogitada pela companhia, mas enfrenta resistência da Agência Nacional de Águas (ANA), um dos órgãos gestores do sistema, que quer que a empresa reserve 5% do volume já utilizado para depois de novembro.

A Sabesp anunciou está preparada para garantir o abastecimento da Região Metropolitana de São Paulo até março de 2015 e que está adotando novas medidas para garantir o abastecimento da população.

Fonte: O Estado de S.Paulo, 07/07/2014

Veja também

Aedes_aegypti_during_blood_meal

Incidência de casos de dengue é maior em ilhas de calor

Com base nos dados da Prefeitura de São Paulo colhidos entre 2010 e 2011, uma ...