Home » Noticias » Casos de dengue diminuem 80% no primeiro bimestre de 2014

Casos de dengue diminuem 80% no primeiro bimestre de 2014

Segundo dados divulgados pelo Ministério da Saúde esta semana, o número de casos de dengue no primeiro bimestre deste ano caiu 80% em relação com o mesmo período de 2013. Foram registradas 87 mil notificações entre janeiro e fevereiro contra 427 mil no mesmo período do ano passado.

Uma das causas apontadas pelo Ministério para a diminuição são os níveis de chuva registrados no País no primeiro bimestre, que foram menores do que o do ano passado nos meses de janeiro e fevereiro, contribuindo para a redução dos casos de dengue, pois o mosquito transmissor só se reproduz na água parada. O outro motivo seriam as ações de prevenção por parte da população e as políticas públicas de controle da doença. Houve também diminuição no número de óbitos provocados pela doença em 95%.

A região com o maior índice de casos registrados em 2014 é Goiás, seguida por São Paulo, Minas Gerais, Paraná e Espírito Santo. A região Sudeste obteve a maior redução no número de casos, indo de 232,5 mil para 36,9 mil. A segunda posição ficou com o Centro-Oeste, que passou de 122,8 mil registros de casos de dengue para 28,2 mil neste ano.

O ministro Arthur Chioro afirmou que o governo “não pode relaxar” com os resultados positivos apresentados nesta terça-feira e que saber que estratégias de prevenção podem ser aliadas às condições climáticas permite uma abordagem melhor por parte do governo para combater a doença.

Fonte: Portal G1, 18/03/14

Veja também

Aedes_aegypti_during_blood_meal

Incidência de casos de dengue é maior em ilhas de calor

Com base nos dados da Prefeitura de São Paulo colhidos entre 2010 e 2011, uma ...