Home » Noticias » Chikungunya: uma questão de tempo

Chikungunya: uma questão de tempo

Em matéria da revista Época de 02 de janeiro, foi questionado se enfrentaríamos, em 2015, uma epidemia de chikungunya. A resposta, segundo a publicação é que, cedo ou tarde, o vírus recém-chegado ao país poderá se espalhar por todo o território brasileiro.

A doença, conhecida pelas terríveis dores nas articulações dos dedos, tornozelos e pulso, além de outros sintomas como febre acima de 39 graus, dores de cabeça e manchas vermelhas na pele, possui forte presença em países vizinhos ao Brasil. Por aqui, já foram registrados, segundo o último boletim do Ministério da Saúde, 1.293 casos, sendo 759 deles só na Bahia.

De acordo com explicação do virologista Celso Granato, muitos brasileiros acabam tendo contato, nessa época do ano, com as áreas que mais sofrem com o vírus. Com outros 15 estados já registrando a presença da doença, é cabível dizer que o chikungunya chegou para ficar.

Apesar de depender da quantidade de água disponível para se multiplicar, segundo a publicação, é só uma questão de tempo para que o vírus seja um estorvo de nível nacional.

Fonte: Época, 02/01/2015

Veja também

Aedes_aegypti_during_blood_meal

Incidência de casos de dengue é maior em ilhas de calor

Com base nos dados da Prefeitura de São Paulo colhidos entre 2010 e 2011, uma ...