Home » Noticias » Cientistas mantém água em estado líquido a -45°C

Cientistas mantém água em estado líquido a -45°C

Cientistas da Universidade de Stanford (EUA) conseguiram ser os primeiros a observar a água em estado líquido a uma temperatura abaixo de zero por meio de um laser de raio-X do Laboratório Acelerador Nacional SLAC, um centro do governo americano operado na universidade. O equipamento pulsa a um quadrilionésimo de segundo e, com isso, consegue capturar a imagem da estrutura molecular da água no instante antes de ela se congelar.

A água, que costuma congelar a uma temperatura de 0°C, pode continuar líquida mesmo a temperaturas bem mais baixas. No entanto, ninguém havia ainda conseguido observar a estrutura molecular da substância nessas condições. O estado líquido em uma temperatura extremamente baixa só é possível quando a água é muito pura, sem os minerais comumente encontrados.

“A água tem propriedades estranhas comparadas à maioria dos líquidos. Pessoas se perguntam há bastante tempo por que ela se comporta dessa forma e o que aconteceria se ela fosse esfriada a temperaturas muito baixas”, comentou Anders Nilsson, da Universidade de Stanford. “Agora, graças ao laser, nós finalmente conseguimos entrar nesta zona fria que poderá nos fornecer novas informações sobre a natureza única da água”.

Fonte: O Globo, 20/06/2014

 

Veja também

Aedes_aegypti_during_blood_meal

Incidência de casos de dengue é maior em ilhas de calor

Com base nos dados da Prefeitura de São Paulo colhidos entre 2010 e 2011, uma ...