Home » Noticias » Concórdia Transportes vence premiação da Abiclor de melhor do ano

Concórdia Transportes vence premiação da Abiclor de melhor do ano

_MG_0627

A transportadora recebeu o prêmio José Tardivo durante o XVII Encontro de Transporte Seguro de Produtos e Derivados de Cloro-álcalis, em São Paulo

A Concórdia Transportes, do município de Dias D´Avila, na Bahia, foi a vencedora do 13º Prêmio José Tardivo, realizado no último dia 12, durante o XVII Encontro de Transporte Seguro de Produtos e Derivados de Cloro-álcalis, na capital paulista. Concedida pela Associação Brasileira de Cloro, Álcalis e Derivados (Abiclor) às transportadoras que se destacam nas boas de práticas de segurança, saúde e meio ambiente, a premiação visa “reconhecer a empresa transportadora que melhor atendeu os quesitos avaliados pela entidade e a Concórdia atingiu 99,8% destes quesitos”, afirma Nelson Felipe, assessor da diretoria da Abiclor.

Esta é quinta premiação da Concórdia, que está há mais de 35 anos no mercado. Para evitar acidentes graves no transporte de produtos químicos e conscientizar os motoristas sobre a importância da prática segura da direção a empresa adotou os programas Motorista Padrão, Olho Vivo na Estrada e Acidente Zero X Carro Zero. A empresa também é signatária do programa Parceiros da Abiquim e certificada pelo SASSMAQ, que possibilita uma avaliação do desempenho nas áreas de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade das empresas que prestam serviços à indústria química.

O programa Motorista Padrão, que existe desde 2001, e busca o índice zero de acidentes sérios, é composto por palestras mensais sobre saúde, segurança, meio ambiente, qualidade e comportamento e monitoramento mensal de cada motorista.

De acordo com Benedito Teles, diretor da área comercial e operacional da Concórdia, as reuniões são elaboradas de acordo com os dados obtidos nos formulários do Olho Vivo na Estrada, criado pela Dow Química, empresa para a qual prestam serviço. Nesse programa, o motorista observa e anota irregularidades cometidas por outros motoristas, como dirigir sem cinto ou falar ao celular. Ao final de cada ciclo do programa, são premiados os profissionais que mais se destacaram e, no final do ano, é eleito o Motorista Padrão.

No Acidente Zero X Carro Zero, iniciado em 2004, o objetivo é reforçar a segurança no trânsito. Assim como no programa Dow Gol criado pela Dow Química, é sorteado um Volkswagen zero quilômetro entre os motoristas da transportadora. As premiações são feitas a cada 8 milhões de quilômetros rodados coletivamente. Se não acontecerem acidentes, essa marca baixa para 6 milhões, 5 milhões e 4 milhões, respectivamente. Se houver um acidente, o sorteio volta a ser feito a cada 8 milhões de quilômetros rodados.

Com iniciativas dessa natureza a Concórdia tem se destacado na área dos transportes. “Fiquei surpreso não porque tenhamos nos esforçado, mas porque muitas outras empresas poderiam receber o prêmio. Nossa responsabilidade fica ainda maior”, declarou Benedito Teles.

O Prêmio José Tardivo, concedido anualmente, foi uma homenagem da Abiclor ao empresário do setor de transportes José Leonides Tardivo, falecido em 2001. Ele foi o responsável pela aproximação entre o setor de cloro e soda e as transportadoras e trabalhou em conjunto com a Abiclor em 1998 na realização do primeiro Encontro de Transporte de Cloro, Álcalis e Derivados.

Veja também

Aedes_aegypti_during_blood_meal

Incidência de casos de dengue é maior em ilhas de calor

Com base nos dados da Prefeitura de São Paulo colhidos entre 2010 e 2011, uma ...