Home » Noticias » Cor branca na água não é causada por excesso de cloro

Cor branca na água não é causada por excesso de cloro

Moradores do bairro Saci, em Teresina, Piauí, receberam água com coloração branca nas torneiras das casas. Depois de 24 horas, o abastecimento de água, principalmente na quadra 44 do bairro, continuava esbranquiçado. Os moradores acreditavam que a cor da água se devia à alta dosagem de cloro no líquido. Uma equipe da Agespisa foi enviada para fazer verificação da água.

A assessoria de comunicação da Agespisa explicou que a quantidade de cloro colocada para o tratamento da água obedece a uma portaria do Ministério da Saúde e a dosagem não foi desrespeitada. O aspecto esbranquiçado ocorre pela pressão na rede de distribuição, que forma bolhas de ar pela pressão que sofre ao sair da torneira. No caso do Saci, a pressão na rede é maior devido à proximidade do conjunto com a Estação de Tratamento de água.

Na cidade de São Paulo, nas últimas semanas, também houve reclamação de moradores de que a água estava saindo esbranquiçada das torneiras por excesso de cloro. Assim como a empresa de saneamento de Teresina, a ABICLOR esclareceu que a água “esbranquiçada” relatada por alguns consumidores está associada à liberação de ar dissolvido na água após a ocorrência de interrupções no fornecimento e não por produtos químicos usados no tratamento e desinfecção para torna-la potável.

Importante observar que essa aparência desaparece rapidamente ao deixar a água em repouso. Para fazer o teste, basta deixar a água num copo: será possível notar que a tonalidade esbranquiçada desaparece em poucos segundos.

Fonte: G1, 02/06/2014

Veja também

Aedes_aegypti_during_blood_meal

Incidência de casos de dengue é maior em ilhas de calor

Com base nos dados da Prefeitura de São Paulo colhidos entre 2010 e 2011, uma ...