Home » Noticias » Curiosity regista 12% de água na superfície de Marte

Curiosity regista 12% de água na superfície de Marte

A revista Science publicou em esta semana um estudo que reúne cinco grandes trabalhos e as principais conclusões resultantes da análise de dados do veículo robótico Curiosity na cratera Gale, na superfície de Marte. Análises anteriores já haviam mostrado a presença de água no planeta, mas esta é a primeira vez que se conseguem registros do percentual de água através da análise química por amostras de solo. O porcentual atingiu o nível de 12%.
“Esse é um dos resultados mais emocionantes obtidos a partir da análise da primeira amostra sólida pelo Curiosity“, afirmou a principal autora do estudo, Laurie Leshin. “Cerca de 12% do solo na superfície são compostos de água, o que supõe a existência de uma grande fonte de água”.
Participaram do estudo 34cientistas, que estudaram amostras compostas de terra e pó, coletadas em uma zona arenosa da cratera. Na amostra, que foi aquecida a uma temperatura de 835 graus Celsius, os cientistas encontraram substâncias como o cloro e oxigênio. As análises também sugerem a presença de materiais carbonados, que se formam na presença de água.
Segundo a autora, esta descoberta terá implicações importantes para os futuros exploradores de Marte. “Agora sabemos que deve haver água abundante e facilmente acessível em Marte”, afirmou. “Quando conseguirmos enviar pessoas ao planeta, elas poderão escavar a superfície para recolher mostrar, aquecê-las e obter água”.
Fonte: Yahoo notícias e Diário de Pernambuco

Veja também

Aedes_aegypti_during_blood_meal

Incidência de casos de dengue é maior em ilhas de calor

Com base nos dados da Prefeitura de São Paulo colhidos entre 2010 e 2011, uma ...