Home » Noticias » Dengue avança e já atinge 24 Estados

Dengue avança e já atinge 24 Estados

Balanço atualizado do Ministério da Saúde divulgado pelo jornal Folha de S. Paulo revela que, apesar de São Paulo concentrar 55% dos casos de dengue do Brasil, a expansão da doença em 2015 já atinge 24 Estados. Segundo os dados tabulados pelo jornal, apenas Amazonas, Espírito Santo e Distrito Federal não registraram aumento de casos em relação ao mesmo período do ano passado.

Entre as cidades, a campeã em incidência de casos é São João do Cauiá, no Paraná, com 16,7 mil a cada 100 mil habitantes. Em seguida, está Trabiju, no interior paulista.

Por motivos diferentes, como a interrupção de serviços essenciais, chuvas prolongadas e excesso de calor, os municípios têm investido em medidas emergenciais. Criação de tendas de atendimento a pacientes, contratação de novas equipes, aplicação de inseticidas e até mesmo multas para proprietários que se recusam a autorizar a entrada de agentes de controle, são as soluções encontradas para combater o problema de regiões como Goiás, Acre e Paraná.

Em São Paulo, o Instituto Butantan protocolou um pedido na Anvisa para iniciar a terceira e última fase de estudos de uma vacina contra a dengue. Se autorizada, a medida pode antecipar em até dois anos o final dos estudos, fazendo com que a vacina esteja disponível em 2016.

Fonte: Folha de S. Paulo, 11/04/15

Veja também

file8441305396190

Falta de água afetará dois terços da população mundial em 2050

A escassez de água afetará dois terços da população mundial em 2050 devido ao uso ...