Home » Noticias » Escassez de água já afeta produção da indústria química

Escassez de água já afeta produção da indústria química

A falta de chuvas e a redução do nível dos reservatórios de água prejudica a produção de empresas do setor químico, informa reportagem do Valor Econômico. Em entrevista ao jornal, a diretora de Economia e Estatística da Associação Brasileira da Indústria Química (Abiquim), Fátima Giovanna Coviello Ferreira, diz que a situação em algumas regiões está chegando no limite, fazendo com que as empresas façam ajustes na produção. “Há muito tempo não se via uma situação tão crítica”, afirma.

Segundo ela, a refrigeração adequada dos equipamentos das indústrias fica comprometida por conta do calor excessivo. “Vemos essa situação como mais um problema para um setor que já sofre bastante com a perda de competitividade”, diz.

Empresas como Rhodia e Braskem estão com problemas na sua produção por conta da escassez de água. A Rhodia interrompeu a produção em duas unidades de seu complexo industrial de Paulínia, no interior de São Paulo. Já a Braskem deixou de utilizar, segundo a reportagem, cerca de 6 bilhões de litros de água tratada em projetos ambientais em São Paulo e na Bahia.

A Abiquim está em contato com outras indústrias do setor para saber se há novas ocorrências de problemas de desabastecimento de água.

Fonte: Valor Econômico, em 12/2.

Veja também

Aedes_aegypti_during_blood_meal

Incidência de casos de dengue é maior em ilhas de calor

Com base nos dados da Prefeitura de São Paulo colhidos entre 2010 e 2011, uma ...