Home » Noticias » Falhas crônicas no sistema hídrico potencializam secas

Falhas crônicas no sistema hídrico potencializam secas

A escassez de chuva sobre a divisa de São Paulo e Minas Gerais é apenas uma parte da explicação para a pior crise de água da história do sistema Cantareira. Uma das maiores dificuldades para o aproveitamento da água são as falhas no sistema de recursos hídricos, aponta reportagem da Folha de S.Paulo.

Segundo especialistas, a redução de perdas do poder público (devido a vazamentos na rede da Sabesp), diminuição do consumo residencial e industrial, mais infraestrutura e a preservação ambiental de rios e represas são parte da solução para o problema.

“Tanto São Paulo quanto Campinas usam muita água para a produção industrial. Portanto, a solução estaria em reduzir o uso industrial e priorizar o abastecimento humano, no curto prazo”, defende Wagner Ribeiro, geógrafo e pesquisador da USP.

Outro fato que chama atenção dos especialistas é a perda de quase metade da água devido à distribuição em São Paulo. No Japão e na Alemanha, as perdas são próximas a 11%. Outro entrave para o bom aproveitamento da água em São Paulo é o atraso das obras de infraestrutura devido a obstáculos na legislação.

Fonte: Folha de S.Paulo, em 08/03/14

Veja também

Aedes_aegypti_during_blood_meal

Incidência de casos de dengue é maior em ilhas de calor

Com base nos dados da Prefeitura de São Paulo colhidos entre 2010 e 2011, uma ...