Home » Noticias » Falta d’água leva moradores a buscarem poços e bicas

Falta d’água leva moradores a buscarem poços e bicas

Devido à falta de água na região da Grande São Paulo, diversos moradores têm recorrido a bicas e poços para solucionar o problema. No Jardim Lourdes, na região de Jabaquara, Zona Sul, um dos poços foi cavado às pressas em um terreno baldio e sua água está sendo usada para lavar roupas e a louça, mas não para beber, segundo os moradores.

José Luiz Mucci, biólogo e professor da Universidade de São Paulo, alerta para os riscos: “Toda contaminação da superfície do solo acaba se infiltrando e contamina a água do lençol freático. Não é porque ela está embaixo da terra que ela é sanitariamente segura para consumo humano. É necessário que se faça uma análise”, ressaltou.

Além disso, a simples filtragem da água não elimina todos os riscos de contaminação. “O ideal seria que as pessoas fervessem essa água. O cloro ajuda, mas a água precisa estar transparente e isenta de partículas em suspensão”, comenta.

Dica: Para desinfetar a água é necessário usar a quantidade correta de água sanitária. Para cada 20 litros, adicione uma colher de chá de água sanitária e deixe descansar por meia hora. Depois disso, a água poderá ser consumida. Para quantidades maiores, use 5 colheres de sopa para cada 1000 litros de água e deixar descansar por meia hora.

Fonte: Portal G1, 16/10/14, e ABICLOR

Veja também

Aedes_aegypti_during_blood_meal

Incidência de casos de dengue é maior em ilhas de calor

Com base nos dados da Prefeitura de São Paulo colhidos entre 2010 e 2011, uma ...