Home » Noticias » Febre chikungunya tem novos casos registrados em RS e na Bahia

Febre chikungunya tem novos casos registrados em RS e na Bahia

A Secretaria de Saúde da Bahia registrou cinco casos de chikungunya no município de Feira de Santana e o Centro de Vigilância Epistemológica do Rio Grande do Sul aguarda os resultados de dois pacientes suspeitos de também contraírem a doença. Todos os pacientes estiverem recentemente em países da América Central.

O Governo da Bahia já está organizando ações preventivas, o que inclui a busca ativa de suspeitos e a intensificação do trabalho de campo por meio de nebulização do inseticida UBV, assim como a eliminação de criadouros do mosquito Aedes aegiypti, a mesma espécie transmissora da dengue.

Ministério da Saúde confirmou também 37 casos da doença identificados no País, mas todos em todos ele a doença foi contraída no exterior e os sintomas desenvolvidos aqui.

Os sintomas da doença são semelhantes aos da dengue, mas a letalidade é considerada menor. “É uma doença que, embora não seja a dengue, é semelhante, porque é transmitida pelo mesmo tipo de vetor. Não tem a mesma letalidade, mas possui consequências de dores articulares por um período longo. Pode chegar a um ano”, explica a chefe da Divisão Epidemiológica da Secretaria Estadual de Saúde do rio Grande do Sul, Tânia Dreier.

Fonte: Portal EBC, 22/09/14 e site G1, 20/09/14

Veja também

Aedes_aegypti_during_blood_meal

Incidência de casos de dengue é maior em ilhas de calor

Com base nos dados da Prefeitura de São Paulo colhidos entre 2010 e 2011, uma ...