Home » Noticias » Na Califórnia, água reciclada abastecerá um terço das residências

Na Califórnia, água reciclada abastecerá um terço das residências

Uma planta de reciclagem no condado de Orange County, na Califórnia, encontrou uma possível solução para uma das maiores secas da história da região: transformar a água da chuva e a descartada por máquinas de lavar, chuveiros, pias e até descargas em água potável.

Atualmente, 238 milhões de litros de água são devolvidos por dia ao sistema de abastecimento do condado e, com um investimento de US$140 milhões, em janeiro de 2015 esse volume deve subir para 340 milhões por dia, o suficiente para abastecer um terço da população de OC.

A Califórnia abriga a maior planta de tratamento de água para reutilização potável, a Groundwater Reprenishment System, que trata a água descartada pelos sistemas de esgoto e a devolve às reservar subterrâneas. O processo de filtragem utilizado se divide em três etapas: microfiltragem por fibra de polipropileno (para eliminar partículas sólidas, protozoários e bactérias); osmose reversa (que remove elementos químicos, vírus ou medicamentos dissolvidos na água) e tratamento com luz ultravioleta e peróxido de hidrogênio (para destruir traços de compostos orgânicos que eventualmente não tenham sido eliminados pela osmose reversa).

Hoje 20% do volume da reserva de água do Orange County provêm da reciclagem realizada pela Groundwater Replenishment System. O processo utiliza metade da energia que seria necessária para transportar água do norte para o sul da Califórnia e um terço da energia requerida para dessalinizar água do mar. Além disso, existem projetos para alterar o marco regulatório e permitir que a água reciclada seja bombeada direto para a rede residencial, o que baratearia o processo.

Fonte: Época Negócios, 08/10/2014

Veja também

Aedes_aegypti_during_blood_meal

Incidência de casos de dengue é maior em ilhas de calor

Com base nos dados da Prefeitura de São Paulo colhidos entre 2010 e 2011, uma ...