Atuação Responsável

O Programa Atuação Responsável® é a versão brasileira do Responsible Care Program®, implantado em diversos países a partir de 1985.

O Programa criado no Canadá, pela Canadian Chemical Producers Association – CCPA está atualmente implantado em mais de 40 países. O Responsible Care® se propõe a ser um instrumento eficaz para o direcionamento do gerenciamento ambiental, considerado no seu aspecto mais amplo, que inclui a segurança das instalações, processos e produtos, a proteção da integridade física e a preservação da saúde ocupacional dos trabalhadores, além da proteção do meio ambiente.

Concebido a partir da visão de diálogo e melhoria contínua, o Programa se estrutura de forma lógica, procurando fornecer mecanismos que permitam o desenvolvimento de sistemas e metodologias adequadas para cada etapa do gerenciamento ambiental que o setor persegue.

O modelo criado é flexível, o que possibilita atender às necessidades de cada empresa, sem que, no entanto, se perca a característica de um Programa de toda uma indústria, quer esteja ela situada no Brasil ou em outra parte qualquer do mundo.

O programa foi adotado oficialmente pela Associação Brasileira da Indústria Química- ABIQUIM – em abril de 1992. As empresas associadas foram convidadas a aderir ao Programa, de forma voluntária.

A CLOROSUR e a ABICLOR são parceiros da ABIQUIM em relação a este programa e todos os associados produtores da ABICLOR adotaram e implantaram o mesmo. Ainda neste contexto, a CLOROSUR e a ABICLOR estão comprometidas a encorajar a adoção do Atuação Responsável® (ou programas similares como por exemplo o “Distribuição Responsável – PRODIR’’ da Associquim), por todos os seus associados favorecendo a sua implementação.

O presente documento é uma contribuição ao esforço de melhoria contínua das operações do setor.

Clorosur

Asociación Latinoamericana de la Industria del Cloro, Álcalis y Derivados Rua Helena n° 140 – 4º andar – Cj 43/44 Vila Olímpia – CEP: 04552-050 SÃO PAULO – SP Telefone: +55 11 3040-2870 © Copyright 2022, Todos los derechos reservados
Desarrollado por Fábrica C Comunicação
Add to cart