Home » Noticias » Para abastecimento, Israel investe em esgoto e dessalinização do mar

Para abastecimento, Israel investe em esgoto e dessalinização do mar

Localizada em uma região entre o deserto do Saara e a Península Arábica, Israel consome, aproximadamente, 2,1 quatrilhões de litros de água ao ano. Em contraposição, seus recursos naturais só garantem, por ano, 750 trilhões de de litros cúbicos de água. Mas, ao contrário do que se imagina, não falta água em Israel.

Nas últimas décadas, o país investiu em tecnologias capazes de solucionar a escassez de água. Assim, Israel recicla 80% de seu esgoto e dessaliniza o suficiente para garantir 25% do consumo.

Segundo Avner Adin, professor da Universidade Hebraica de Jerusalém, o investimento em novas tecnologias é caro, mas os avanços e a competição entre as empresas fez com que o preço caísse. “Já que não temos o bastante, precisamos inovar”, diz.

Além disso, Israel também investe em tecnologias para controlar vazamentos e evitar futuros desperdícios. Vale lembrar que, só em São Paulo, o número de desperdício de água tratada é de 34,3%. Por isso, o programa do governo NewTech tem como missão promover técnicas israelenses para água e energias sustentáveis ao redor do mundo, incentivando empresas.

Fonte: Folha de S. Paulo, 01/03/15

 

Veja também

Aedes_aegypti_during_blood_meal

Incidência de casos de dengue é maior em ilhas de calor

Com base nos dados da Prefeitura de São Paulo colhidos entre 2010 e 2011, uma ...