Home » Noticias » Para matar ameba, Louisiana (EUA) trata com cloro reservatório de água

Para matar ameba, Louisiana (EUA) trata com cloro reservatório de água

Agentes de saúde de Louisiana estão tratando com cloro o reservatório de água estadual com o objetivo de eliminar a ameba Naegleria fowleri, que pode causar uma mortal forma de meningite, informa o website da emissora norte-americana ABC News. A ameba matou ao menos duas crianças neste verão (inverno no Brasil), incluindo um garoto de quatro anos que contraiu a doença enquanto brincava em um tobogã.

Em pronunciamento, o porta-voz do Departamento de Saúde de Louisiana JT Lane, afirma a importância do cloro para o combate à bactéria. “Sabemos que o cloro mata a Naegleria fowleri, razão por que foi essencial que o distrito começasse, na semana passada, a tratar com cloro o seu sistema de água”, afirmou. O processo de cloração da água vai continuar por mais algumas semanas.

Em 12 de setembro, os Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC, na sigla em inglês) detectaramNaegleria na água que abastecia o distrito de St. Bernardt, mas a busca pela ameba ainda encontra dificuldades, afirma a ABC: “Na Austrália, situação similar foi atribuída a um trecho da tubulação de abastecimento de água que foi superaquecido e desinfectado incorretamente”, afirmou o CDC.

Agentes de saúde de Lousiana disseram que a Neagleria não pode ser contraída ao beber água contaminada e enfatiza que os níveis de cloro serão monitorados diariamente para garantir que a água esteja própria para o consumo. No entanto, as famílias devem tomar precauções especiais ao nadar e ao tomar banho.

Fonte: ABC News

Matéria relacionada: Katrina pode ser “culpado” por infecção com ameba devoradora de cérebro (http://noticias.terra.com.br/ciencia/katrina-pode-ser-culpado-por-infeccao-com-ameba-devoradora-de-cerebros,ef5e3e2eee631410VgnVCM5000009ccceb0aRCRD.html)

Veja também

Aedes_aegypti_during_blood_meal

Incidência de casos de dengue é maior em ilhas de calor

Com base nos dados da Prefeitura de São Paulo colhidos entre 2010 e 2011, uma ...