Home » Noticias » Parcerias público-privadas podem auxiliar na redução de perdas de água tratada

Parcerias público-privadas podem auxiliar na redução de perdas de água tratada

A empresa israelense Miya Group e a concessionária Water and Sewerage Corporation (WSC) criaram um projeto para maximizar a eficiência do sistema de distribuição de água e mostrar que parcerias público-privadas podem ser uma das soluções para os problemas de perdas de água na rede. O projeto foi implantado em Nova Providência, uma das ilhas mais populosas das Bahamas. Por meio de um financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), foi possível desenvolver o projeto com custo estimado de US$ 83 milhões para suprir a escassez de recursos no setor de saneamento da região.

A WSC fornece água potável para 250 mil pessoas em Nova Providência e as perdas de água chegavam a mais de 50% na região em 2012, o que significa mais de 31 milhões de litros por dia. Com a intervenção do Miya Group e o apoio do BID a economia deve chegar a 14 milhões de litros em 2015.

Para Shimon Constante, vice-presidente do Miya Group na América Latina, “o caminho para melhorar a eficiência no setor de captação e distribuição de água é por meio da colaboração entre as áreas pública, privada e as instituições financeiras. É fundamental que sejam desenvolvidos financiamentos que viabilizem não só obras, mas também a prestação de serviços e ações de transferência de tecnologia”, explica.

Fonte: Envolverde, 01/08/2014

 

Veja também

Aedes_aegypti_during_blood_meal

Incidência de casos de dengue é maior em ilhas de calor

Com base nos dados da Prefeitura de São Paulo colhidos entre 2010 e 2011, uma ...