Home » Saúde e segurança » Hipoclorito de sódio

Hipoclorito de sódio

É um produto obtido da reação do cloro com uma solução diluída de soda cáustica, aquosa e alcalina, que contém entre 10% a 13% de cloro ativo. Sua coloração é amarelada e seu odor é característico.

No comércio, o hipoclorito de sódio é encontrado tradicionalmente em bombonas de 20 a 50 litros. Também é conhecido pelas denominações “hipo”, “cloro líquido” ou simplesmente “cloro”. As duas últimas são impróprias, pois “cloro” é, de fato, a denominação de outro produto.

O hipoclorito de sódio tem sido utilizado para desinfecção de águas destinadas ao consumo humano, de piscinas e em processos de limpezas domésticas e ho spitalares. É usado, ainda, como matéria-prima para fabricação de águas sanitárias.

O produto apresenta uma característica que deve ser considerada em qualquer das aplicações citadas anteriormente: é instável na sua forma concentrada (13% de cloro ativo), e, por isso, perde, com o tempo, parte de sua eficácia. Essa perda pode ser inicialmente de 0,2% a 0,3% ao dia; depois diminui. .

Atenção: a utilização do hipoclorito de sódio concentrado só deve ser realizada sob a supervisão de um técnico habilitado.