Home » Noticias » Produção industrial cresce em agosto, mas recuperação é pequena

Produção industrial cresce em agosto, mas recuperação é pequena

A produção industrial voltou a crescer em agosto, depois de um primeiro semestre em baixa, informa o jornal Valor Econômico. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), houve um aumento de 0,7% em relação a julho, mês que sofreu com feriados extras e suspensão de compras e produção devido a Copa do Mundo.

De acordo com economistas consultados pelo Valor, o resultado ficou acima da média de 0,1% prevista por 19 instituições financeiras. Apesar do cenário positivo, os economistas avaliam que a alta da produção não significa uma recuperação, pois a fraca base de comparação e o fato de o crescimento em agosto ter sido concentrado principalmente em alguns setores ligados à atividade extrativa são elementos que limitam o otimismo.

Para Rafael Bacciotti, responsável pela análise do setor industrial da Tendências Consultoria, “os próximos meses devem ser de altas, mas de forma mais moderada do que se imaginava que pudesse acontecer com o fim da Copa. Os indicadores disponíveis para setembro ainda não sinalizam uma retomada consistente”. A previsão da Tendências é que a produção industrial encerre 2014 com queda de 2% ante 2013.

Fonte: Valor Econômico, 03/10/14

Veja também

Conectar personas con la naturaleza es el eje de todas las celebraciones

El lema 2017 propone descubrir, experimentar y valorar esta relación esencial. “Estoy con la naturaleza” ...