Home » Programas das empresas

Programas das empresas

Braskem

Programa de Educação Ambiental Lagoa Viva- Iniciado em 2001, no bairro do Pontal da Barra, comunidade vizinha à unidade industrial de Cloro/Soda, em Alagoas, o programa promove oficinas voltadas à educação ambiental e à capacitação para apoiar a geração de renda da população local. Tem contribuindo de forma relevante para a melhoria da qualidade de vida dos moradores da comunidade do entorno, configurando-se como uma ação de grande importância para a região. Cursos de música, inglês, hidroponia, apicultura e pós-graduação, entre outros, são algumas das atividades realizadas.

Cinturão Verde –Área de Preservação Ambiental (APP), criada em 1987, constitui uma reserva ecológica de 50 hectares, localizada em Alagoas, no bairro do Pontal da Barra, entre o Oceano Atlântico e a Lagoa Mundaú. O objetivo é o pleno desenvolvimento e a reprodução natural da flora e fauna locais. A reserva possui um total de 280 mil mudas plantadas, 200 espécies vegetais conservadas, 400 animais da fauna silvestre brasileira, além da descoberta da “Própolis Vermelha de Alagoas”, com potencial de selo de identificação geográfica (denominação de origem). É reconhecido pela Unesco e pelo Ibama (Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis).

Canexus

Projeto Anzol – Criado em 2003, na comunidade de Barra do Riacho, em Aracruz (ES), o objetivo do projeto é proporcionar aos moradores qualificação, oportunidade de renda, educação, formação cultural e protagonismo comunitário. Para isso, a empresa fez uma parceria com a Ação Comunitária do Espírito Santo (Aces), especializada no terceiro setor, para conduzir ações baseadas na premissa de ensinar a pescar ao invés de dar o peixe, oferecendo assim condições necessárias para que a comunidade assuma a prática do autodesenvolvimento. Ao longo de sua presença na região, o Projeto Anzol te m investido no potencial dos moradores, desenvolvendo, com diversas ações, o aprendizado que eleva o rendimento escolar e a autoestima, gera renda, promove a qualificação profissional, estimula a saúde e a qualidade de vida e viabiliza o sonho de cada participante em ser o responsável pela própria autonomia.

Unipar Carbocloro

Programa Fábrica Aberta – Um sucesso desde a sua criação, o programa de visitas tem o objetivo de ser um canal de comunicação entre a fábrica e a comunidade. Milhares de pessoas já viram o que a Unipar Carbocloro faz e como faz. Além de conhecerem o processo de fabricação dos produtos e o uso deles no seu dia a dia, os visitantes têm a oportunidade de ver a preocupação da Unipar Carbocloro em preservar o meio ambiente e manter a segurança constante dos colaboradores e da população do entorno da fábrica.  A fábrica já foi visitada por mais 92 .000 pessoas (checar número) e o projeto foi incluído no roteiro Científico Ambiental do Sebrae, que visa desenvolver pontos turísticos nas cidades da Baixada Santista. Além do Fábrica Aberta, a empresa realiza anualmente a Gincana Ecológica com escolas municipais – realizada durante a semana de Meio Ambiente – e mantém desde 2004 o Conselho Comunitário Consultivo, um grupo formado por líderes da comunidade com o objetivo de desenvolver projetos voltados a saúde, segurança e meio ambiente da sociedade, como Treinamento Simulado de Emergência e Programas de Educação Ambiental, como por exemplo, o voluntários do rio. A empresa doa hipoclorito de sódio para entidades assistenciais de Santos e Cubatão, com o objetivo de contribuir na melhoria da saúde da população, e destina seu Imposto de Renda para o Conselho Municipal da Criança e do Adolescente de Cubatão, entre outras ações.

Dow Brasil

O estreito relacionamento da Dow com as suas comunidades ofereceu à empresa a base para definir os três pilares de atuação em responsabilidade social corporativa para a América Latina: Educação, Meio Ambiente e Empreendedorismo são os temas principais dos programas mantidos pela Dow em todo o continente. Por meio de parcerias estratégicas com organizações não governamentais, órgãos públicos, comunidades científicas e instituições educacionais, a Dow apoia diversos projetos sociais no Brasil e na América Latina. Dentre os mais de 20 programas de responsabilidade social corporativa mantidos pela empresa no Brasil, destaques para Ecosmar (Economia Solidária de Matarandiba – Vera Cruz, Bahia), Ecopolis (Guarujá, SP), Jovens Embaixadores (São Paulo) e Força Jovem (Candeias – Bahia). A Dow também enten de que uma das principais formas de contribuir para o sucesso da comunidade é por meio do trabalho voluntário. Esta visão possibilitou a criação do SolidariDow, um programa que reúne todas as atividades de voluntariado e doações para que os funcionários possam participar mais ativamente nas nossas comunidades.

Katrium

A Katrium, localizada no Rio de Janeiro, desenvolve inúmeros programas assistenciais para ajudar 26 associações de moradores situadas em torno de suas unidades industriais. As comunidades locais participam ativamente das decisões relativas às ações sociais da empresa. As prioridades em relação aos projetos e obras sociais são definidas em reuniões mensais entre a diretoria da empresa e os líderes comunitários, evidenciando uma bem-sucedida política de “portas abertas”. A agenda inclui a participação em projetos sociais, culturais e esportivos das associações de moradores, além de ajuda permanente a instituições públicas, como escolas municipais, creches e centros comunitários, através da distribuição de alimentos, medicamentos, produtos sanitários, obras de reparos, obras de urbanizaçã o e outras atividades.

Produquímica – Unidade Igarassu

A Produquímica, situada na cidade de Igarassu, em Pernambuco, desde a sua fundação, em 1958, sempre interagiu de forma positiva com a sua comunidade. Entre as atividades desenvolvidas estão palestras educativas sobre a importância da higiene sanitária em escolas, comunidades, prefeituras e auxilia no combate à cólera através da doação de hipoclorito de sódio para prefeituras, clubes, escolas, hospitais, asilos e orfanatos. Além disso, mantém o programa Fábrica Aberta para toda a comunidade.

Solvay Indupa

A Solvay Indupa desenvolve com a comunidade que fica em torno da fábrica vários projetos de educação socioambiental:

  • Programa Química e Natureza – apresenta ações nas áreas de educação ambiental, esporte, cultura e geração de trabalho e renda que englobam os seguintes projetos:
  • Curta Química e Natureza – programa de educação sócioambiental criado nas escolas no qual o cinema é utilizado como  principal ferramenta para provocar reflexão dos alunos sobre as questões locais.
  • Fibras da Serra –  criado com foco na geração de trabalho e renda a partir da produção de objetos artesanais feitos com palha e fibra da bananeira pela comunidade em torno da fábrica.
  • Shatescola –  tem o objetivo de fomentar a prática de esporte para o exercício da cidadania e desenvolvimento humano.
  • Água e cidadania – visa à melhoria da qualidade de vida das populações afetadas pela seca nas zonas rurais do semiárido brasileiro.
  • Portas Abertas – programa de visitas às instalações da fábrica
  • Reciclagem Solidária – criado no Dia do Meio Ambiente em 2003, o projeto incentiva os funcionários da Solvay a fazerem coleta seletiva do lixo doméstico  e usar o valor arrecadado com a venda para a comunidade.
  • Doação de Hipoclorito de Sódio – usado na higienização de hospitais, escolas e controle de epidemias como a dengue, o produto é doado pela Solvay há mais de 15 anos.
  • Jovem Cidadão – projeto em parceria com o Governo Federal para incentivar a inclusão dos jovens no mercado de trabalho.
  • Mãos à obra – programa de qualificação profissional em parceria com o Senai.
  • Melhor Idade e Meio Ambiente – projeto de educação ambiental criado para a 3ª idade com o objetivo de formar agentes ambientais da melhor idade.