Home » Responsabilidade social

Responsabilidade social

A Abiclor é signatária do compromisso voluntário do Programa Atuação Responsável®, promovido pela Associação Brasileira da Indústria Química (Abiquim), cujo principal princípio é atribuir ao gerenciamento ambiental caráter prioritário, por meio de processos de excelência contínua nas operações industriais. Aplicado em mais de 45 países, o programa é supervisionado pelo International Council of Chemical Associations (ICCA).

Outro compromisso da Abiclor é zelar pelo desenvolvimento comunitário, por meio de diversas iniciativas para mostrar a importância do cloro como agente de saúde pública. A entidade também faz coro às ações da indústria mundial de cloro-soda no apoio a países e regiões em situações de catástrofes naturais ou sociais que comprometam o abastecimento de água potável.

A Abiclor coordenou a doação de 1,4 tonelada de cloro das produtoras brasileiras para a Guiana, para desinfecção da água contaminada por enchentes que duraram mais de um mês, e afetaram 400 mil habitantes daquele País. Ofereceu ajuda humanitária também às vítimas do tsunami asiático, doando hipoclorito de sódio para desinfecção de estações de tratamento de água contaminadas pelo maremoto.

Em 2010, foram doadas 40 mil pastilhas de cloro ao Haiti para ajudar o País a combater a epidemia de cólera, que matou centenas de pessoas. O pedido de doação foi feito pela Associação Interamericana de Engenharia Sanitária e Ambiental (AIDIS) e pela Organização Pan-americana de Saúde (OPAS) para a Abiclor.

No Brasil, as indústrias de cloro e soda se uniram, em meados de 2013, ao governo de Alagoas para enfrentar o surto de diarreia que atingiu o estado, causando a morte de 56 pessoas e deixando mais de 80 mil doentes. A pedido da Abiclor, Beraca e Braskem concentraram esforços em prol do estado nordestino. A  Beraca doou 16 mil pastilhas efervescentes de cloro à Secretaria de Saúde de Alagoas. Fabricadas exclusivamente para o caso alagoano, cada pastilha, de 5 gramas, é suficiente para tornar próprio para o consumo 2.500 litros de água.  A Braskem contribuiu com doação de hipoclorito de sódio, além de material de apoio.