Home » Noticias » SES distribui mais de 10 mil litros de água sanitária para o combate à dengue na região nordeste do Estado

SES distribui mais de 10 mil litros de água sanitária para o combate à dengue na região nordeste do Estado

14 municípios da Regional de Saúde de Pedra Azul receberam da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) 10.690 litros de água sanitária, que serão utilizados no combate ao Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue. O produto pode ser utilizado em locais específicos, onde não há consumo de água por humanos ou animal, como bromélias e vazo sanitário.
Os produtos foram distribuídos para os municípios com maior quantidade de casos notificados. Na cidade de Ponto dos Volantes, 324 litros foram distribuídos para a população. Segundo o diretor do departamento de Vigilância Sanitária do município,Alexsandro Santos, 85 famílias foram atendidas com a distribuição de tampas de caixa de água e alguns lotes de água sanitária. “Também orientamos como usar água sanitária no combate à dengue em locais de possíveis criadores como vasos sanitários, ralos externos, tambores de armazenamento de água e plantas que acumulem água”.
As secretárias de saúde de Ponto dos Volantes, Maria Aparecida Sicupira, e de Ação Social, Mirtes Gusmão, afirmaram que o intuito da ação na comunidade foi o de aproximar os governos municipal e estadual das comunidades rurais e levar informações sobre os serviços sociais e de saúde para a população.
Pesquisa realizada pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, da Universidade de São Paulo (ESALQ/USP), em parceria com a Abiclor, mostrou que a água sanitária é 100% eficaz na eliminação de larvas do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da doença.
Municípios beneficiados
Além de Ponto dos Volantes, receberam as águas sanitárias os municípios de Águas Vermelhas (600 litros), Almenara (1.980), Bandeira (148), Cachoeira de Pajeú (294), Comercinho (240), Itaobim (1080), Itinga (552), Jacinto (696), Jequitinhonha (1200), Joaíma (672), Jordânia (480), Medina (984) e Pedra Azul (1440).
Fonte: Secretaria de Saúde de Minas Gerais

Veja também

Aedes_aegypti_during_blood_meal

Incidência de casos de dengue é maior em ilhas de calor

Com base nos dados da Prefeitura de São Paulo colhidos entre 2010 e 2011, uma ...