Home » Noticias » Veja os dez itens que mais acumulam germes em casa

Veja os dez itens que mais acumulam germes em casa

O jornal online Huffington Post publicou uma pesquisa feita pela NSF Internacional, organização global e independente de segurança em saúde pública com sede nos Estados Unidos, que apontou os dez itens da casa que mais acumulam germes. De acordo com o estudo, sete utensílios que ficam na cozinha são os mais propensos ao acúmulo de bactérias. Veja abaixo a lista completa e algumas dicas para eliminar os germes.

1) Esponja da cozinha

O estudo concluiu que a esponja da cozinha é o item mais sujo da casa e 75% delas têm vários tipos de bactérias. Isso acontece porque a esponja cumpre bem seu papel e absorve parte da sujeira de tudo o que limpa, o que cria um ambiente muito propício para a proliferação de germes. Por isso, ela deve ser limpa diariamente: coloque-a no microondas por dois minutos para que o calor mate as bactérias ou deixe-a na máquina de lavar louças durante uma lavagem convencional. Os especialistas indicam que o objeto deve substituído a cada duas semanas e ainda explicam que os panos de microfibra podem ser uma melhor alternativa.

2) Pia da cozinha

Pense em tudo que é colocado dentro da pia e calcule a grande quantidade de germes presentes ali. Além de alimentos, verduras e restos de comida, algumas famílias costumam lavar outros objetos na pia, o que piora a situação. A saída é lavar o local com água sanitária ou desinfetante duas vezes por semana.

3) Porta-escovas de dente

Mesmo as pessoas que tentam lavar bem o objeto depois da escovação dos dentes não estão livres dos germes que caem no suporte durante todo o processo. Uma saída é limpá-lo uma ou duas vezes por semana na máquina de lavar louça ou ainda lavar com água, sabão e desinfetante.

4) Vasilha de ração do animal de estimação

A comida do pet pode ficar horas parada no mesmo lugar e isso é muito propício para a proliferação de germes, por isso, o recipiente deve ser limpo diariamente.

5) Cafeteira

De acordo com o estudo, 50% dos reservatórios de água das cafeteiras têm bolor. Por isso, secar o local com papel toalha é importante para evitar que as bactérias se espalhem. Mensalmente, encher o reservatório com vinagre branco e deixar agir por 30 minutos e depois enxáguar com água corrente também pode ajudar.

6) Torneiras

As torneiras estão na rota da sujeira, já que elas são tocadas com as mãos sujas sempre que alguém está cozinhando ou depois de usar o banheiro, por isso, coliformes fecais e bolor são frequentemente encontrados. Os especialistas explicam que sempre que lavar a pia é preciso também lavar as torneiras e passar desinfetante.

7) Brinquedos dos animais

Além de coliformes, os brinquedos dos pets podem ter também fungos, mofos e estafilococos. Por isso, é imprescindível lavar as mãos depois de brincar com o animal de estimação, além disso, lavar os brinquedos a cada semana, se possível, também é importante.

8) Balcão da cozinha

Pense em tudo que é colocado em cima do balcão: carne crua, lixo, produtos sujos, bolsas. Segundo o estudo, 30% dos balcões tinham coliformes fecais, por isso, pelo menos uma vez ao dia, lave a superfície com água quente e sabão e, uma vez ao mês, é aconselhável aplicar água sanitária ou algum produto similar adequado para o tipo de material do qual é feito o balcão.

9) Botões do fogão

Ninguém imaginaria que estes objetos estariam na lista dos locais com mais germes acumulados na casa, mas o motivo é que as comidas caem neles e, muitas vezes, são manuseados sem que os donos tenham lavado as mãos antes. Por isso, é preciso sempre se lembrar de lavá-los com água e esfregar bem.

10) Tábua de cortar

As tábuas servem para tudo, desde cortar vegetais até carnes e peixes, por isso 18% destes objetos observados tinham bactérias do tipo E.coli e salmonella. Sendo assim, prefira aquelas feitas de materiais não-porosos e, se possível, tenha uma tábua separada somente para cortar carnes. Na hora de limpá-las, usar sal, vinagre branco, suco de limão e água quente com sabão são opções que ajudam a eliminar a sujeira mais facilmente.

Fonte: A Tribuna (MT), publicado em 7/1/2014

Veja também

Conectar personas con la naturaleza es el eje de todas las celebraciones

El lema 2017 propone descubrir, experimentar y valorar esta relación esencial. “Estoy con la naturaleza” ...