Área Restrita   |  Downloads   |   Fale Conosco   |   FAQ
Sala de Imprensa


Cadastre seu e-mail e receba nossa newsletter

Produção:: HZTA Internet
 
Soda cáustica e seus usos

Soda cáustica: Um Importante co-produto do cloro

A soda cáustica é o principal produto que acompanha a produção de cloro.  (Veja mais detalhes sobre o cloro no encarte “O Papel do Cloro na Nossa Vida Cotidiana)

A soda cáustica é co-gerada com o cloro através da eletrólise da salmoura de cloreto de sódio, usando uma das três tecnologias mais comuns na fabricação industrial.  (Ver mais detalhes no encarte “Processos de Fabricação do Cloro-Soda Cáustica”). No processo da eletrólise, a soda cáustica é co-produzida numa proporção fixa de 1 tonelada de cloro e 1,13 toneladas de soda cáustica. Em 2003, a capacidade de produção mundial de soda cáustica era de aproximadamente 56,8 milhões de toneladas métricas.

A soda cáustica é usada numa grande variedade de aplicações industriais. É muito valorizada pelo seu poder neutralizador e também porque ajuda a controlar e remediar a poluição ácida do meio ambiente.  Por isso é usada em vários processos para  controlar a acidez, neutralizar os rejeitos ácidos e para a lavagem de gases.

Além disso, assim como o cloro, a soda cáustica é usada como um produto intermediário na produção de numerosos outros produtos, tais como o fenolato de sódio usado nos anti-sépticos e na produção da aspirina e do álcool de amila usados em produtos farmacêuticos. (Ver a parte interna deste encarte para mais detalhes sobre os produtos finais).

Ajudando a controlar a poluição

Como a soda cáustica é um composto alcalino, é o oposto químico dos ácidos, podendo por isso neutralizá-los. A reação de neutralização produz a água e o sal. Lavadores de gases são dispositivos para o controle da poluição do ar, projetados para utilizar as propriedades alcalinas da soda cáustica. Tais sistemas neutralizam as emissões de gases ácidos de chaminés, contribuindo assim para tornar o meio ambiente mais limpo e livre de poluição.

Além disso, as instalações de galvanização de metal geram efluentes contendo concentrações de metais pesados dissolvidos que terão que ser removidos antes dos efluentes serem descarregados nos esgotos municipais ou nos corpos d’água receptores. Normalmente pode-se obter isso adicionando um produto químico alcalino do tipo soda cáustica aos efluentes. Os hidróxidos de metais insolúveis formados pela reação da soda cáustica com os metais dos efluentes são fisicamente removidos, como parte do processo de pré-tratamento dos efluentes.

A soda cáustica também pode ser usada para neutralizar a drenagem ácida das minas. Quando, durante as operações de mineração, o ar e a água entram em contato com minerais recentemente extraídos que contém enxofre, estes se oxidam rapidamente e liberam uma determinada quantidade de acidez, metais e outros componentes químicos que são prejudiciais ao meio ambiente. A drenagem ácida das minas é um dos principais perigos ambientais. A soda cáustica é especialmente eficiente em neutralizar fluxos baixos de drenagem ácida das minas localizadas em locais remotos, e também tratar os fluxos que apresentam um alto teor em manganês.

Ajudando a nos manter limpos

A soda cáustica desempenha um papel importante na fabricação dos sabões em pó, sabões em barra e detergentes, sendo que uma quantidade significativa está sendo usada na produção de sabões industriais e sabões especiais. Os países em desenvolvimento apresentam demanda significativa  de soda cáustica, porque em alguns desses países, o sabão em barra é usado exclusivamente para a lavagem de roupas  e para a higiene pessoal. Os sabões especiais incluem os sabões para limpeza de fornos e de equipamentos para a preparação de alimentos, detergentes mais potentes para lavadoras de pratos, limpeza de pisos, limpeza de metais, removedores de tinta e muitos outros usos.

Diversas e numerosas aplicações

A soda cáustica é usada na produção de tecidos de algodão para fortalecer as fibras e absorver melhor o tingimento. Estima-se que cerca de 90% do algodão é tratado com soda cáustica. A soda cáustica também apresenta uma série de outras aplicações na indústria de alimentos, como por exemplo, no refino do óleo animal e vegetal, na remoção de ácidos graxos e para descascar batatas, frutas e vegetais. Além disso, é usada na produção de celulose, papel e alumínio. Também, quantidades significativas de soda cáustica são usadas no tratamento de águas residuais municipais e industriais.

Aplicações da Soda Cáustica

· Produtos orgânicos                             18%
· Indústria de celulose e papel             16%
· Produtos Inorgânicos                          15%
· Detergentes, sabões e tecidos          10%
· Alumínio                                                    8%
· Tratamento de água                                5%
· Outros                                                       28%